Pesquisa revela que até 2014, 15% do conteúdo do Facebook será falso
Nem mesmo toda a preocupação de Mark Zuckerberg com os fakes deve impedir oFacebook de se tornar um reduto onde o conteúdo falso será comum. De acordo com uma pesquisa da empresa Fartner, até 2014 cerca de 15% das publicações na rede social serão falsos. E segundo o estudo isso se deve em boa parte ao uso indevido de tecnologias de marketing na plataforma.
A Gartner afirma que há cada vez mais empresas pagando para receberem recomendações, reviews e até curtidas no Facebook. A previsão vai mais além: segundo a companhia, pelo menos duas das 500 maiores companhias do mundo serão alvo de processos na Justiça nos próximos anos por se utilizarem de práticas como esta.
“As organizações estão buscando novas formas para construir maiores bases de seguidores, criarem mais views em vídeos e ganharem reviews positivos mais do que os concorrentes. Muitos "marketeiros" estão pagando por reviews positivos para aumentarem o interesse das marcas em outros consumidores”, alertou a analista Jenny Sussin.
De acordo com o vice-presidente da Gartner, Ed Thompson, os visitantes das redes sociais precisam tomar muito cuidado quando lêem qualquer tipo de recomendação de produto no Facebook. Afinal, nunca se sabe quando ela é verdadeira ou quando a pessoa está recebendo algum dinheiro para fazê-la.
“Os chefes de marketing precisam pesar os riscos de serem pegos fazendo isso, as multas que podem receber e o dano que isso pode causar à reputação não apenas deles como também das próprias empresas. Sem falar na ética. Há um enorme potencial negativo de consequências que podem afetar os adeptos deste tipo de publicação”, completou.
Fonte:TechTudo
Comentários
Postar um comentário